FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Segundo Bock (2000, p. 170), “[...] as modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões”.

 

Partindo das afirmações acima, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

 

(   ) O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.

(   ) O que a natureza dá ao homem não basta para lhe garantir a vida em sociedade. Ele precisará adequar-se ao meio por um processo de humanização.

(   ) O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.

(   ) O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.

(   ) Ao adquirir várias aptidões e apropriando-se do conhecimento produzido em sociedade, o homem garante sua sobrevivência buscando o bem-estar individual e coletivo.

 

Assinale a sequência CORRETA.


V, F, F, V, F.
F, V, F, F, V.
F, V, V, F, V.  
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.

Aprender é um processo amplo e que diz respeito ao modo como o indivíduo se modifica em razão das experiências que ele mantém com e no meio em que ele vive. Nesse sentido, enquanto alguns teóricos definem desenvolvimento e aprendizagem como processos idênticos que resultam da ação do meio sobre o indivíduo, outros afirma que o desenvolvimento é resultante do amadurecimento progressivo de estruturas pré-formadas no indivíduo, enquanto a aprendizagem é um processo externo e independente do desenvolvimento; existe, ainda, um terceiro grupo de teóricos que consideram complementares os processos de aprendizagem e desenvolvimento.

 

Considerando os pressupostos teóricos do inatismo, do ambientalismo e do interacionismo, julgue os itens a seguir.

 

I O inatismo está atrelado às noções de desenvolvimento espontâneo, aptidão e prontidão; o comportamentalismo fundamenta-se no empirismo; e o interacionismo concebe o conhecimento como um processo de construção.

II O inatismo salienta a importância dos fatores endógenos; o comportamentalismo ressalta a influência dos fatores exógenos; e o interacionismo destaca a importância das interações entre o ser humano e seu mundo físico e social.

III O inatismo salienta a importância dos fatores exógenos; o comportamentalismo fundamenta-se no empirismo; e o interacionismo destaca a importância das interações entre o ser humano e seu mundo físico e social.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, somente.
II, somente.
II e III.
I, somente.
I e II.

Para Cescon, “uma educação com filosofia é uma pedagogia que ensina a pensar e não só memorizar o que os outros dizem por mais profundo que seja o pensamento”. Nesse sentido, a formação de uma postura filosófica nos alunos, perpassa, fundamentalmente, pelo desenvolvimento da leitura crítica.

 

(CESCON, Everaldo. A Filosofia e a Educação. In:____; NODARI, Paulo César. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 18)

 

Sobre as condições para a realização de uma leitura crítica, julgue os itens abaixo.

 

I A leitura crítica pressupõe a capacidade de pensar por si mesmo, de formular questões e partir, com autonomia, das próprias premissas.

II A primeira condição para uma leitura crítica é deixar-se conduzir pelo pensamento transmitido pela tradição acadêmica, orientando-se pelas verdades produzidas pela filosofia.

III A leitura crítica implica como condição básica pôr-se no lugar do outro, aceitando os diferentes pontos de vista e gerando diálogos críticos e criativos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.
I e III.
I e II.
III, somente.
II, somente.

Sobre os mitos, Fernando Pessoa assim se pronuncia:

 

O mito é o nada que é tudo.

O mesmo sol que abre os céus

É um mito brilhante e mudo –

[...]

Assim a lenda se escorre

A entrar na realidade,

E a fecundá-la decorre.

Em baixo, a vida, metade

De nada, morre.

 

(Fragmento do poema Ulysses, 1934)

 

Sobre o saber mítico, julgue os itens a seguir.

 

I O saber mítico é um tipo de conhecimento filosófico e racional e sua função é explicar, através de histórias e fábulas, os fenômenos físicos e humanos.

II Os mitos eram ensinados por tradição oral e tinham como objetivo a formação ética, moral e religiosa dos membros de uma determinada comunidade.

III Os mitos procuravam explicar a origem do Universo, dos deuses e dos homens, bem como os fenômenos físicos e humanos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.
I, apenas.
I e II.
II e III.  
II, apenas.

Por muito tempo, a educação escolar foi reconhecida como reprodutora das desigualdades sociais. Por isso, houve o consenso da necessidade de mudança das práticas pedagógicas e de melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas, tendo em vista a concretização de uma educação política e de uma escola que atendesse a todos, sem distinção.

 

Tendo em conta o sentido da educação como prática social, julgue os itens a seguir.

 

I A educação escolar precisa preparar o aluno intelectual, científica e profissionalmente para entender ao mercado de trabalho, exclusivamente.

II A educação escolar deve manter constante atenção ao seu tempo e sujeitos, articulando a realidade do aluno aos diferentes conhecimento e ações (aprender a ser, a aprender, a fazer e a conviver).

III A qualidade da educação escolar passa pela afirmação do professor como agente responsável pela construção de todo processo de ensino-aprendizagem.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, apenas.
II e III.
I e II.
I, apenas.
III, apenas.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Educar é colaborar para que professores e alunos, nas escolas e organizações, transformem suas vidas em processo permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos (MORAN, 2002, p. 13).

 

Tendo em conta a relação entre educação, cidadania e democracia, e o papel do professor nesse contexto, julgue as afirmações que seguem.

 

I O professor é o “homem dos conceitos”. A ele cabe a tarefa de transmitir e garantir a assimilação dos conhecimentos produzidos e acumulados historicamente.

II O professor é “formador” e, por isso, deve realizar mediações e propor conexões entre os saberes, fazendo da sala de aula o espaço do diálogo e valorização da multiplicidade cultural.

III A escola é o lugar do entrecruzamento do projeto coletivo da sociedade com os projetos existenciais de alunos e professores.

IV A consolidação dos direitos políticos, sociais e civis não passa pela escola, uma vez que se trata de um debate pertinente somente à esfera política e aos representes eleitos pelo povo.

V À escola cabe a expansão da consciência crítica e reflexiva de seus alunos. É ela que torna educacionais as ações pedagógicas que as impregna com finalidades políticas da cidadania.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


II, III e IV.
I, III e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
II, III e V.

Segundo Freire (1975), conhecer é apreender o mundo em suas relações, portanto é um processo necessariamente dinâmico no qual, através das ações físicas e mentais, os diferentes sujeitos constroem, em uma interação coletiva, novas formas de se relacionar e compreender o mundo. Nesse sentido, cabe à escola:

 

I atuar na formação de sujeitos críticos, autônomos e emancipados.

II garantir a formação para o trabalho tendo em conta o crescimento econômico.

III desenvolver estratégias de envolvimento da comunidade escolar na vida da escola.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.
III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
II e III.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

A interação face a face entre indivíduos particulares desempenha um papel fundamental na construção do ser humano: é através da relação interpessoal concreta com outros homens que o indivíduo vai chegar a interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico. Portanto, a interação social, seja diretamente com outros membros da cultura, seja através dos diversos elementos do ambiente culturamente estruturado, fornece a matéria prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo (OLIVEIRA, 1995, p. 38).


Ao recordar a dimensão social do desenvolvimento psicológico, o texto ressalta:


o valor da ação humana como derivação abstrata.
a separação dos valores culturais do mundo político e social.
o sentido cultural, político e coletivo da existência humana.
o valor da ação humana como derivação empírica.
o sentido da existência individual em detrimento da coletividade.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Embora saibamos que a escola não representa o único espaço formativo e de promoção do saber, compreendemos que as relações que ali se inscrevem determinam a forma privilegiada de socialização do conhecimento e que, por isso, a qualificação para o mercado de trabalho não deve constituir o fim a que se orientam as práticas pedagógicas, nem tampouco manifestar o objetivo que plasma a sua intenção e institucionalidade. Não que os processos formativos não possam ou devam se remeter de forma pragmática às demandas da vida política e econômica. O que está em jogo é que mesmo a formação de pessoas aptas ao atendimento destas demandas passe, antes, por uma formação profundamente humana (ALMEIDA, 2016, p. 124).

 

Partindo das críticas do autor acerca da instrumentalização do saber, assinale a alternativa CORRETA.


A escola é o espaço das dinâmicas interativas que corroborem a elaboração e a circulação de sentidos através das práticas discursivas como práticas significativas.
A escola é o espaço da promoção e socialização do conhecimento técnico e, por isso, deve orientar a sua prática em função das demandas de mercado.
A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas de humanização não se relacionam.
A intenção e institucionalidade da escola dizem respeito à formação pragmática que atenda as exigências da vida política e econômica.
A escola deve se ocupar apenas da transmissão de informação e conhecimentos, haja vista que a educação é um ato restrito apenas ao âmbito das aprendizagens.

Cescon (2009, p. 18), afirma que “uma educação com filosofia é uma pedagogia que ensina a pensar e não só memorizar o que os outros dizem por mais profundo que seja o pensamento”. Por isso, a formação de uma postura filosófica nos alunos, perpassa, fundamentalmente, pelo desenvolvimento da leitura crítica. Sobre as condições para a realização de uma leitura crítica, julgue os itens abaixo:

 

I A leitura crítica pressupõe a capacidade de pensar por si mesmo, de formular questões e partir, com autonomia, das próprias premissas.

II A primeira condição para uma leitura crítica é deixar-se conduzir pelo pensamento transmitido pela tradição acadêmica, orientando-se pelas verdades produzidas pela filosofia.

III A leitura crítica implica como condição básica pôr-se no lugar do outro, aceitando os diferentes pontos de vista e gerando diálogos críticos e criativos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.
I e II.
I e III.
II e III.
III, somente.